top of page

          O webdocumentário Autorar-se é um projeto acadêmico de conclusão de curso, desenvolvido pelas estudantes de design de moda Fernanda Chiquito, Giulia Macedo, Giulia Tramontin e Izabelle Viana, orientadas pela professora Fátima de Carvalho. 

          Tem como tema principal, a caracterização da moda autoral, que consiste na integração do design de moda com a arte e a cultura. Além disso, ela estimula a economia local e nacional e mantém vários empregos, contribuindo para que esses profissionais continuem produtivos em meio a industrialização, enfatizando a criatividade e a inovação. 

          Diante de um cenário que tem pouco referencial teórico sobre o assunto e da carência da valorização da cultura local, esse projeto nasceu com o objetivo de perceber o que confere identidade a moda local, para assim produzir um produto audiovisual que provoque maior visibilidade à essa discussão, possibilitando a transferência de conhecimento entre estudantes, profissionais da área e consumidores. 

          O design local vem conquistando a cada ano mais voz, em meados de 2013, designers curitibanos e a liderança do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Cidade), iniciaram uma movimentação para que Curitiba integrasse a rede de cidades criativas da UNESCO, na categoria do design e  recebeu o título de “Cidade do Design”. Com essa iniciativa alcançada, ganhamos o Plano de Inovação Industrial em Design, em Março deste ano. (PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, 2021,online). 

          A área do design de moda é um polo criativo sociocultural econômico em ascensão, com o surgimento cada vez maior de marcas autorais, é de grande importância investir em propostas que agreguem valor ao setor e a comunidade local. Com isso, observou-se uma oportunidade de alavancar o nosso projeto, contribuindo para que esse setor cresça. 

E assim nasceu o Autorar-se: visões da moda autoral a partir dos atores locais. É com muito afeto e orgulho que lançamos esse projeto, esperamos poder alcançar o maior número de pessoas que também se interessam no assunto e a cada dia mais almejam pelo crescimento da nossa economia local.

bottom of page